JUSTIFICATIVA
A partir de diversas praticas pedagógicas desenvolvidas com a leitura, em nossa unidade escolar vimos o quão seria importante a participação efetiva dos pais como modelo leitor.
Para oportunizar a abordagem desse tema e levá-los ao mundo da literatura onde a leitura se faz presente será proposto a integração entre escola, alunos e pais, através do projeto “Viajando com a Leitura”, onde visa ajudar na formação de um cidadão critico, estimulando a curiosidade e imaginação, promovendo no meio familiar o gosto pela leitura.
OBJETIVOS
GERAL
Possibilitar aos pais e alunos o contato com os livros infantis de forma lúdica e prazerosa estimulando assim a leitura em família.
ESPECÍFICOS
Ø Refletir sobre a importância que a leitura exerce em nossa vida.
Ø Possibilitar a integração entre escola, alunos e pais.
Ø Conhecer literaturas diferentes.
Ø Mediar a ampliação do conhecimento do aluno sobre as diversas literaturas.
Ø Oportunizar ao aluno a vivenciar os pais como modelo leitor.
Ø Proporcionar ao aluno a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida.
METODOLOGIA
Esta etapa do desenvolvimento metodológico visa criar um elo entre escola, alunos, família, e livros.
O desenvolvimento metodológico do Projeto “Viajando com a leitura” será desenvolvido nas quatorze turmas do primeiro ao quinto ano das séries iniciais.
Cada turma recebera uma mochila contendo um livro de literatura, personagens, um caderno para anotação e um texto explicativo para os pais.
Procedimento
A mochila será enviada nas segundas, quartas e sextas feiras (fica segunda, terça e volta na quarta), e acontecera por ordem de sorteio, mediado pela professora.
No caderno que acompanha a mochila, os pais deverão escrever como foi o momento da leitura com a família, (o que mais gostaram, se foi interessante, quais os comentários feitos pelas crianças, e se foi interessante esta proposta), poderão tirar fotos ou o aluno ilustrar a escrita dos pais.
Todos que participarem deste momento deverão registrar seus nomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário